Seja bem-vindo
Maceió,24/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Sebrae oferece suporte a suinocultores do Agreste para melhorar a produtividade


Sebrae oferece suporte a suinocultores do Agreste para melhorar a produtividade Produtores terão apoio técnico (Foto: Divulgação)

A criação de suínos é uma prática tradicional na região do Agreste pernambucano, mas a adoção de técnicas profissionais e boas práticas pode impulsionar ainda mais o sucesso dos produtores desse setor agropecuário. Para apoiar os suinocultores locais, o Sebrae/PE, em colaboração com a Prefeitura de Canhotinho, está oferecendo assistência para melhorar a criação e aumentar os lucros.


Nove criadores da área estão recebendo consultorias sobre boas práticas na suinocultura e capacitação em diversos aspectos da atividade, totalizando 90 horas de orientação técnica.


“Com o crescimento das atividades suinícolas no Agreste Meridional, o Sebrae tem se dedicado mais à profissionalização desse setor, visando aumentar a produtividade dos criadores”, comenta Lucas Araújo, analista do Sebrae/PE. Ele explica que as ações de articulação começaram em janeiro deste ano, com uma palestra sobre “A importância do diagnóstico na suinocultura”, realizada em parceria com a Secretaria de Agricultura e a Sala do Empreendedor. O objetivo era conscientizar os produtores locais sobre o potencial da atividade na região.


As atividades de consultoria Sebraetec iniciaram em agosto e continuarão até dezembro. Durante esse período, os suinocultores receberão orientações técnicas em áreas como: adequação da infraestrutura de produção; manejo alimentar e nutricional dos animais em diferentes fases de desenvolvimento; práticas de manejo reprodutivo; detecção correta do cio; acompanhamento durante a gestação; cuidados com os leitões; manejo sanitário; e controle econômico e zootécnico.


“Já concluímos a primeira rodada de visitas para realizar diagnósticos individuais da produção. Teremos mais dois encontros, entre outubro e dezembro, para construir o plano de ação e acompanhar a implementação das melhorias”, detalha Lucas Araújo.


Tiago Paulo, um dos participantes do projeto, possui cinco matrizes e cerca de 40 animais. Ele conta que cria suínos de maneira mais organizada há aproximadamente oito anos, tradição que vem de gerações com seu avô. “Vendemos para açougues e frigoríficos de Canhotinho e cidades vizinhas. O projeto do Sebrae é excelente; temos grande incentivo e aprendizado”, afirma.


Márcio Sotero, que comercializa sua produção em Lagoa do Ouro, acredita que a suinocultura é uma atividade lucrativa, mas ressalta a importância de um acompanhamento profissional, como o oferecido pelo Sebrae. “Fazer tudo sozinho não traz bons resultados. Hoje percebo que o que realmente traz uma melhor renda é produzir o leitão, e é fundamental acompanhar tudo para não perder a ninhada”, explica.


De acordo com dados do Censo Agropecuário do IBGE de 2022, o rebanho de suínos em Pernambuco aumentou, passando de cerca de 154 mil cabeças em 2018 para 181 mil em 2022. O município de São Bento do Una, também no Agreste, é o maior produtor do estado, com 36 mil cabeças.

Redação ANH/PE




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.