Seja bem-vindo
Maceió,24/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Candidatos de Cotas do Concurso Unificado Convocados para Verificação


Candidatos de Cotas do Concurso Unificado Convocados para Verificação Candidato que não comparecer ao procedimento de heteroidentificação, será eliminado do concurso (Foto: PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL)

Os candidatos cotistas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) que foram aprovados na prova discursiva começam a ser chamados, a partir desta quinta-feira (17), para passar pelo processo de verificação das condições declaradas para concorrer às vagas reservadas a negros, indígenas e pessoas com deficiência. No caso de indígenas, a convocação se aplica somente àqueles que disputam vagas para cargos da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), ligada ao Ministério dos Povos Indígenas.


*Convocação

A partir de hoje, os candidatos negros ou indígenas convocados devem acessar a área do candidato no site do concurso, fazer login com suas credenciais no portal Gov.br e clicar em "Resultados e Convocações" no menu lateral.


O processo de verificação para os candidatos negros e indígenas acontecerá nos dias 2 e 3 de novembro.


*Candidatos Negros

Para os candidatos que se autodeclararam negros, a Fundação Cesgranrio informará a data, local e horário na área do candidato. O procedimento de heteroidentificação, que complementa a autodeclaração, será realizado presencialmente, conforme estabelecido nos editais, em 228 cidades por todo o Brasil.


A comissão de heteroidentificação será formada por cinco membros, que terão seus nomes mantidos em sigilo, garantindo a diversidade do grupo. Durante a verificação, serão coletados dados biométricos (digitais), e o candidato passará por um exame grafológico para comparação com o cartão-resposta da prova, realizada em 18 de agosto. O procedimento será filmado, mas os candidatos não poderão estar presentes durante as deliberações da banca.


O não comparecimento ao processo de heteroidentificação, a recusa em ser filmado ou a rejeição do exame grafológico ou coleta biométrica resultará na eliminação do concurso.


*Candidatos Indígenas

Nos mesmos dias, a Comissão de Verificação Documental Complementar analisará a documentação enviada pelos candidatos indígenas, que comprova sua identidade étnica. Entre os documentos aceitos estão comprovantes de residência em comunidades indígenas e registros de órgãos de saúde e escolas indígenas.


Nesta fase, não será possível apresentar novos documentos.


*Candidatos com Deficiência

Os candidatos que se declararam com deficiência têm até o dia 25 de outubro para passar pela perícia médica (avaliação biopsicossocial). A análise será feita por uma equipe multiprofissional, conforme o Decreto nº 9.508/2018, que define a reserva de vagas para pessoas com deficiência. A equipe avaliará os laudos médicos enviados no momento da inscrição para determinar o enquadramento ou não da deficiência.


*Recursos

Os resultados preliminares da verificação para negros e indígenas, assim como a avaliação biopsicossocial para candidatos com deficiência, serão divulgados no dia 13 de novembro. Candidatos que discordarem dos resultados poderão apresentar recursos nos dias 13 e 14 de novembro.


O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) destaca que os candidatos cotistas concorrem, simultaneamente, às vagas reservadas e às de ampla concorrência, caso tenham nota suficiente. A divulgação dos resultados finais está prevista para 21 de novembro.

Redação ANH/DF




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.