Detran oferece 1.800 vagas extras para candidatos pendentes à 1ª Habilitação
Para obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o processo possui validade de até 12 meses, contados a partir dos exames físico e psicotécnico. Pensando nos candidatos cujo prazo está prestes a expirar, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) irá disponibilizar 1.800 vagas extras para exames práticos durante os meses de novembro e dezembro, tanto em Maceió quanto no interior do estado.
Nesse processo, o candidato deve realizar as aulas teóricas e práticas em um Centro de Formação de Condutores (CFC) e fazer as provas no Detran. Manassés Mesquita, chefe da Comissão Examinadora de Trânsito, orienta que os candidatos próximos de concluir o prazo de 12 meses agendem suas provas práticas pelo site do Detran.
Para Maceió, serão oferecidas 1.400 vagas extras com provas realizadas no período da tarde, atendendo usuários da capital e Região Metropolitana. As outras 400 vagas serão distribuídas entre as 14 cidades onde o Detran mantém unidades regionais (Ciretrans), detalha Mesquita.
Além disso, candidatos que iniciaram o processo em 2019, mas foram impedidos de concluí-lo por conta da pandemia de Covid-19, têm até 31 de dezembro de 2024 para finalizar, conforme a deliberação nº 271 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Segundo Marco Fireman, diretor-presidente do Detran, a iniciativa é parte de um esforço para apoiar os candidatos na obtenção da 1ª CNH. “Com este segundo mutirão em Maceió, esperamos reduzir a fila para provas práticas, o que será de grande ajuda para aqueles que necessitam da habilitação, seja para conseguir emprego ou atender a outras necessidades,” afirmou Fireman.
Redação ANH/AL
COMENTÁRIOS