Após Controvérsias, Ministro do Trabalho Indica Apoio ao Fim da Escala 6x1
Marinho destacou que jornada de 44 horas de trabalho é perversa e cruel com os trabalhadores, principalmente, para as mulheres (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
A discussão sobre a necessidade de modificar a jornada de trabalho no Brasil também ganhou destaque entre os ministros do Governo Lula. Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, mudou sua postura e declarou que vê com "grande simpatia" a proposta de abolir a escala de seis dias de trabalho seguidos por um dia de descanso.
No começo da semana, o Ministério havia se manifestado em apoio à ideia de tratar a questão por meio de acordos coletivos entre patrões e empregados, uma abordagem que tem gerado controvérsias. Contudo, agora Marinho parece estar alinhado com a ideia de mudança. "Sou totalmente a favor de acabar com essa jornada de trabalho, seja por meio de uma PEC, mas com responsabilidade", afirmou.
Durante visita à Câmara de Assuntos Trabalhistas e Sindicais da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios de São Paulo (Fesaúde/SP), o ministro destacou que a jornada de 44 horas semanais é "perversa e cruel para os trabalhadores, especialmente para as mulheres". Ele também reforçou a importância de fortalecer a negociação coletiva entre sindicatos e trabalhadores em setores com operação 24 horas, como o da saúde.
O tema também foi debatido no G20 Social, evento paralelo à Cúpula do G20, que reúne líderes das 19 maiores economias do mundo. A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, expressou apoio à PEC, ressaltando que a redução da carga horária semanal beneficiaria especialmente as mulheres. Por sua vez, o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, afirmou que o debate ainda está sendo tratado no Congresso e não foi discutido dentro do governo. Ele também tentou dissociar as declarações de Marinho do posicionamento oficial do governo, destacando que a questão ainda precisa ser decidida no Congresso antes de ser abordada internamente.
Redação ANH/DF
COMENTÁRIOS