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Maceió,18/03/2025

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Governo Federal entrega BR-416/AL Federalizada, na Serra da Catita

Agência Alagoas
Governo Federal entrega BR-416/AL Federalizada, na Serra da Catita Foto: Edvan Ferreira

Após 20 anos desde sua federalização a BR416/AL foi uma conquista do então deputado João Caldas, enquanto a retomada da obra contou com o empenho do deputado JHC, que assegurou R$ 18 milhões por meio de uma emenda parlamentar.

Ao lado do governador Paulo Dantas, dos senadores Renan e Eudócia Caldas, o ministro dos Transportes, Renan Filho inaugurou nesta segunda-feira (17) as obras de implantação e pavimentação da BR-416/AL, no trecho conhecido como “Serra da Catita”, ligando os municípios de Ibateguara e Colônia Leopoldina, na Zona da Mata Norte de Alagoas.

Durante uma coletiva de imprensa, Renan Filho destacou que, graças ao conjunto de investimentos realizados pelos governos federal e estadual, especialmente em duplicações, Alagoas se tornará o estado com a melhor infraestrutura rodoviária do Nordeste.

"Com esse volume de duplicações, somado aos projetos que o governador Paulo Dantas tem executado no estado, Alagoas será, sem dúvida, a referência em infraestrutura rodoviária na região. Esse avanço, aliado a outros fatores positivos, permitirá que nossa economia continue crescendo, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida da população", afirmou o ministro. Ele mencionou, ainda, as duplicações das BRs 316 e 424, que fazem parte do Arco Metropolitano, atualmente em construção.

Renan Filho também anunciou a duplicação da BR-104 e garantiu que, até o fim de sua gestão no Ministério dos Transportes, a duplicação da BR-101 em Alagoas será concluída.

Avanços na infraestrutura estadual

Em 2015, Alagoas contava com apenas 30 km de rodovias estaduais duplicadas. Durante os governos de Renan Filho e Paulo Dantas, essa extensão aumentou para cerca de 235 km, com mais 144 km atualmente em execução pelo Governo do Estado.

Desde 2022, o governador Paulo Dantas entregou mais de 240 obras de pavimentação em asfalto e paralelepípedos, tanto em rodovias quanto em áreas urbanas, totalizando cerca de mil quilômetros e representando um investimento superior a R$ 1,5 bilhão. Para efeito de comparação, essa extensão equivale à distância entre Maceió e Fortaleza, no Ceará.

Serra da Catita

A inclusão da BR-416/AL (Serra da Catita) no Novo PAC, por meio da articulação do Governo de Alagoas, foi essencial para a conclusão do trecho inaugurado nesta segunda-feira, que estava inacabado há duas décadas. O investimento federal na obra foi de R$ 67 milhões.

"Desde o início, tratamos as obras federais como prioridade. O ministro Renan Filho, que conhece profundamente as rodovias federais e estaduais, conseguiu alocar os recursos necessários para a conclusão desse projeto", ressaltou Paulo Dantas, destacando também o apoio da bancada federal.

O governador aproveitou a ocasião para agradecer ao senador Renan Calheiros e enfatizou que o compromisso do grupo político é cumprir as promessas feitas.

Com a pavimentação do trecho de aproximadamente 4 km — dentro dos 48,7 km totais da rodovia federal —, foi possível conectar as BRs 104 e 101, promovendo a integração entre municípios da Zona da Mata Norte de Alagoas e do Sul de Pernambuco.

O prefeito de Colônia Leopoldina, Gilberto Sobreira, destacou que a obra impulsionará o desenvolvimento local, enquanto o prefeito de Ibateguara, Geo Cruz, expressou gratidão pelos investimentos estaduais no município.

"Recebemos melhorias importantes, como o acesso a Roçadinho, além de projetos como o Minha Cidade Linda e a Creche Cria, que está prestes a ser concluída", pontuou Geo Cruz.

Um grande desafio de engenharia

De acordo com o Ministério dos Transportes, a conclusão da BR-416 beneficiará mais de 350 mil moradores da Zona da Mata Norte de Alagoas, além de facilitar o escoamento da produção agrícola e industrial da região.

A complexidade do terreno na Serra da Catita, caracterizado por trechos íngremes e rochosos, foi um dos principais obstáculos que levaram à paralisação da obra no passado.

"Quem passar por essa rodovia verá que foi o maior desafio de infraestrutura rodoviária do estado. Foram removidos 450 mil metros cúbicos de rocha em um trecho com aclive acentuado, o que dificultou a execução da obra por anos. Mas encaramos o desafio de frente e agora entregamos a rodovia concluída", afirmou Renan Filho.

Curva da Melancia

O ministro também anunciou a licitação para a construção de uma área de escape no trecho da BR-104 conhecido como “Curva da Melancia”, em São José da Laje, um ponto crítico devido ao elevado número de acidentes registrados ao longo dos anos.

Além disso, Renan Filho assinou a ordem de serviço para a construção do acesso da BR-104 ao município de São José da Laje.

Redação ANH/AL




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