/Com ações para a educação, combate à pobreza, saúde e segurança, Rodrigo Cunha visa o governo de Alagoas
Foto: Divulgação/Assessoria

Com ações para a educação, combate à pobreza, saúde e segurança, Rodrigo Cunha visa o governo de Alagoas

Dando continuidade a nossa série de reportagens sobre os candidatos ao governo de Alagoas, o jornal Agora na Hora traz o candidato do União Brasil, Rodrigo Cunha. O senador teve sua candidatura ao governo do estado confirmada no dia 30 de julho, junto de sua vice Jó Pereira (PSDB). Natural de Arapiraca, Rodrigo Santos Cunha, tem 41 anos.

Rodrigo Cunha é filho de Ceci Cunha e Juvenal Cunha da Silva, assassinados com mais dois parentes em uma emboscada, em 1998, pelo ex-deputado Talvane Albuquerque. Até hoje, é um dos mais conhecidos casos de crime político na história do país, que ficou conhecido como ‘Chacina da Gruta’.

Cunha é formado em direito e fez sua pós-graduação em gestão de projetos e direito do consumidor. Esteve à frente do Procon-AL como superintendente e vice-presidente da Associação Brasileira dos Procons. Devido a sua trajetória, em 2013, Cunha foi eleito membro da Comissão Nacional de Proteção ao Consumidor e Acesso à Justiça.

TRAJETÓRIA NA POLÍTICA

Em 2014, Rodrigo Cunha foi eleito deputado estadual, sendo o candidato mais votado à época. Cunha permaneceu no cargo até ser eleito ao Senado, em 2019, novamente se tornando o mais votado, com 895.738 votos. Seu mandato como senador termina em 2027.

Como senador, Cunha presidiu a Comissão da Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC). Entre as missões da CTFC, estão monitorar os gastos públicos e a fiscalização nos atos do governo federal e atuar para prevenir a corrupção.

Rodrigo Cunha também preside a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT), encarregada pela análise de projetos envolvendo tecnologia e inovação, assim como o estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento no país.

ALIANÇA PARTIDÁRIA

A candidatura de Cunha, além do apoio do PSDB que elegeu Jó Pereira como sua vice, o candidato ao governo de Alagoas tem o apoio do PSB, partido do atual Prefeito JHC. O União Brasil também concretizou aliança com o Partido Progressista (PP), do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

A coligação dos partidos apresenta uma divergência no tocante ao apoio no âmbito nacional, pelo menos com Arthur Lira, visto que o União Brasil, partido de Rodrigo Cunha, lançou Soraya Thronicke na corrida à presidência, enquanto Arthur Lira declarou seu apoio à reeleição do candidato e atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Entretanto, Lira externou seu apoio a Cunha no governo de Alagoas.

PROPOSTAS
Algumas das principais propostas a serem implementadas em um possível mandato de Rodrigo Cunha:

  • Zerar o analfabetismo de Alagoas;
  • CNH Social para todo o estado;
  • Ampliar o número de delegacias especializadas para mulheres e o funcionamento em tempo integral;
  • Criação na linha de crédito, empreendimento e qualificação para as mulheres alagoanas.

Ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rodrigo Cunha apresentou seu plano de gestão dividido em cinco eixos principais:

  • Alagoas do acolhimento;
  • Alagoas democrática e cidadã;
  • Alagoas do futuro e do conhecimento;
  • Alagoas que transforma vidas;
  • Alagoas sustentável e inteligente.

Por: Redação ANH/AL.