/PETROBRAS REGISTRA LUCRO DE LÍQUIDO DE 38,15 BILHÕES NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

PETROBRAS REGISTRA LUCRO DE LÍQUIDO DE 38,15 BILHÕES NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Sede da Petrobras, localizada na Avenida Chile, no Centro do Rio de Janeiro, passará pela sua primeira reforma completa desde que foi inaugurado, no começo dos anos 1970 — Foto: André Motta de Souza / Agência Petrobras

Superando as expectativas do mercado, a Petrobras registrou um lucro líquido na casa dos 38,15 bilhões no primeiro trimestre. Esse é o primeiro resultado da empresa sob a gestão do governo Lula, dando margem positiva ao mercado do petróleo brasileiro.

O presente da companhia, Jean Paul Prates, destacou que os resultados financeiros obtidos pela empresa, refletem o excelente desempenho operacional implementado sob a nova gestão.

Embora os números do lucro do primeiro trimestre tenham causado boa impressão, e até tenham sido comemorados por diversos setores, o lucro reflete uma queda de 14,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando chegou a 44,5 bilhões.

Também houve um recuo de 12% em relação ao 4° trimestre de 2022. A queda, avaliam os especialistas, tem a ver com uma desvalorização do petróleo tipo brent, que é um petróleo mais leve, negociado na Bolsa de Londres e produzido no mar do norte da Europa e na Ásia. Utilizado como preço de referência no mundo, o que quer dizer que, quando você lê nas notícias sobre “o preço do barril de petróleo”, provavelmente se refere ao petróleo Brent.

A Petrobras também anunciou a distribuição de 24 bilhões de reais em dividendos, para seus acionistas, e o conselho de administração da estatal, ainda aprovou nesta quinta-feira, 11 de maio, o pagamento de dividendos e juros sobre o capital próprio, no valor de R$1,89 (um real e oitenta e nove centavos) para os acionistas, por ação ordinária e preferencial.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.

TAGS: