/GOVERNO DA COLÔMBIA VAI RENEGOCIAR TRATADO DE LIVRE-COMÉRCIO COM OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE

GOVERNO DA COLÔMBIA VAI RENEGOCIAR TRATADO DE LIVRE-COMÉRCIO COM OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE

Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, ao lado de Joe Biden. Imagem: Agência Reuters.


Na noite desta quarta-feira, 16 de agosto, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, divulgou que seu país irá tentar renegociar o tratado de livre-comércio com os Estados Unidos. O anúncio foi feito durante uma reunião do presidente com produtores de café, e aproveitou para denunciar que o acordo veta o plantio de variedades locais de milho.

“Por que não posso fazer? Porque me proíbe o tratado de livre-comércio com os Estados Unidos, assinado há alguns anos. E quero anunciar publicamente que a partir deste momento, começamos a renegociação. Hoje, importamos quase todo milho dos Estados Unidos e do Canadá. Assim foi a política econômica. Se eu quisesse substituir esse milho por um colombiano plantado, teria mais de um milhão de postos de trabalho a mais” – Gustavo Petro, presidente da Colômbia.

Partidos da oposição, advertiram que a modificação dos acordos para tentar incluir novos impostos às importações, poderia gerar uma resposta parecida por parte dos americanos, afetando a estabilidade econômica do país.

O tratado está vigente desde o ano de 2012, fazendo com que os Estados Unidos, se tornassem o principal comprador de bens e serviços colombianos.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.