/ESCOLAS DE SAMBA DO JAPÃO SE PREPARAM PARA O GRANDE ESPETÁCULO QUE TODOS OS ANOS REÚNE MAIS DE 400 MIL ESPECTADORES NA AVENIDA KAMINARIMON

ESCOLAS DE SAMBA DO JAPÃO SE PREPARAM PARA O GRANDE ESPETÁCULO QUE TODOS OS ANOS REÚNE MAIS DE 400 MIL ESPECTADORES NA AVENIDA KAMINARIMON

Desfile das escolas de samba do Japão. Imagem: Liga (AESA).

Para quem não sabe, as escolas de samba não são apenas uma exclusividade dos brasileiros nas mais famosas passarelas do samba do mundo, a Marquês de Sapucaí/Rio de Janeiro e o sambódromo do Anhembi/São Paulo. Sabemos que o samba é patrimônio cultural do Brasil, e quando falamos em escolas de samba, elas estão presentes em 25 estados brasileiros, com exceção da Bahia, que não tem desfiles de escolas de samba desde os anos 1970.

Nos demais 25 estados que promovem a cultura do samba, incluindo Alagoas, que tem 8 escolas de samba em atividade em Maceió, sendo a mais antiga delas a Unidos do Poço, temos que exaltar também o samba promovido em terras estrangeiras, como é o caso do Japão, que possui 16 escolas de samba em atividade, em Tóquio. Elas estão divididas em dois grupos, e são organizadas pela Associação das Escolas de Samba de Asakusa (AESA) e pela Associação Comercial de Asakusa (ACA).

Desfile das escolas de samba do Japão: Imagem: Liga (AESA)

O número de fotojornalistas é grande e um canal de TV a cabo transmite os desfiles ao vivo, em um verdadeiro espetáculo de beleza e organização.

A exemplo do que acontece por aqui, por lá, a preparação para os desfiles que ocorrem em setembro, começa ainda em janeiro, para poder estar com tudo pronto para o grande dia. O Asakusa Samba Carnival surgiu em 1980, por iniciativa da Associação Comercial de Asakusa (ACA). O objetivo era trazer mais consumidores para o local, muito frequentado por idosos. Os lojistas vinham registrando prejuízos e precisavam encontrar uma saída para o baixo movimento. 

Em 1979, a ACA realizou um festival de jazz, sem sucesso. No ano seguinte foi criado um pequeno desfile com grupos de samba, que acabou atraindo muita gente. Alguns brasileiros ajudaram a Associação a realizar este primeiro carnaval experimental. 
Em 1981, incentivados pelo bom resultado do carnaval, um grupo de diretores da associação comercial, organizadora do evento, viajou até São Paulo para saber como eram feitos os desfiles das escolas de samba no Brasil. Daí para frente o desfile cresceu em participação e vários grupos de samba foram criados.

Desfile das escolas de samba do Japão. Imagem: Liga (AESA)

Vale dizer, que também existem oficialmente desfiles de escolas em 13 países do mundo, entre eles, Alemanha, Portugal, China e Argentina.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.