/ONDA DE SAQUES TOMA CONTA DA ARGENTINA DESDE A ÚLTIMA SEXTA-FEIRA

ONDA DE SAQUES TOMA CONTA DA ARGENTINA DESDE A ÚLTIMA SEXTA-FEIRA

Saques tomam conta das ruas arentinas desde a última sexta-feira, 18 de agosto. Imagens: Câmeras de segurança.

Desde a última sexta-feira, 18 de agosto, uma onda de saques a lojas e supermercados tem tomado conta das ruas da Argentina, e estão sendo organizados por grupos de bairros populares, reunindo centenas de pessoas por onde passa. Até o momento, mais de 200 pessoas foram detidas por desordem e danos ao patrimônio público e privado. Os organizadores dos saques utilizam as redes sociais para programar o dia e hora dos saques, deixando um rastro de destruição e prejuízos por onde passam.

Buenos Aires, Mendonza, Córdoba e outras cidades localizadas no entorno da capital do país, tem sido o alvo escolhido pelos saqueadores, e de acordo com um relatório oficial divulgados pelas autoridades de segurança pública daquele país, até esta quarta-feira, 23 de agosto, 152 tentativas de saques foram registradas, e 94 pessoas foram detidas em diversos bairros da capital.
Na manhã desta quarta-feira, o presidente do país, Alberto Fernandez, pediu ao povo que mantenham preservadas a paz e a tranquilidade social

“Peço a todos os argentinos que cuidem muito da paz e da tranquilidade social, que vamos cuidar de resolver os problemas enfrentados pelos argentinos e seus rendimentos. Mas peço-lhes por favor, que preservem a paz e a tranquilidade social. É muito importante” – Alberto Fernandez – Presidente da Argentina.

Há 60 dias das eleições gerais para a presidência da República no dia 06 de outubro do corrente ano, a onda de saques aumentou os debates políticos no país. A Argentina enfrenta uma das maiores inflações do mundo, com números acima dos 100% ao mês, tendo um aumento exponencial nos índices de pobreza, que somente este ano, chegou a 40%.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.