/ALAGOAS PERDE O BABALORIXÁ JEDILSON DE LOGUN, UM GUERREIRO EM DEFESA DO POVO DE AXÉ

ALAGOAS PERDE O BABALORIXÁ JEDILSON DE LOGUN, UM GUERREIRO EM DEFESA DO POVO DE AXÉ

Babalorixá Jedilson de Logun
*15/06/1971+04/06/2023

Babalorixá Jedilson de Logun. Imagem: Arquivo pessoal.

O povo de axé em Alagoas perdeu um de seus grandes líderes e amigos, que desde sempre, lutou em defesa da união e pela tradição das matrizes africanas, especialmente o Candomblé. O Pai Jedilson Campos Ferreira, sempre esteve à frente de projetos sociais voltados para a arte negra em nosso país, sendo ele e seu amado povo, exímios representantes do nosso Nordeste, na arte de cantar e louvar aos seus Orixás.

Somente quem conheceu de perto o Pai Jedilson, sabe o quão prestativo e amigo ele era, sobretudo no que diz respeito a estender uma mão amiga aos mais necessitados. Este jornalista que vos escreve, teve o privilégio de conhecê-lo pessoalmente, e ser acompanhado por ele em algumas ocasiões, durante as apresentações do Grupo Cultural Afoxé Ofá Omin, ao qual era um dos fundadores junto a sua esposa, a Yalorixá Jeane Yara Rodrigues, na cidade de Maceió-AL. 

Seu grupo, que agora é um de seus legados, trabalha com jovens e adultos residentes na Zona Sul de Maceió, ensinando-lhes a arte de várias danças afro-brasileiras. Seus Ogan ‘s, mantém o ritmo contagiante dos tambores e atabaques, afoxés e agogôs, sempre com muita energia e entusiasmo. 

Diversos amigos e parentes divulgaram nota de pesar pelo falecimento do Pai Jedilson, entre eles, Nadja Cabral, que é coordenadora geral da (UNDEKE-AL) União Nacional das Ekedes em Alagoas.

A mãe Jeane Yara, mesmo consternada, disse em poucas palavras para esta reportagem, que o maior desejo de Pai Jedilson, era de que “os povos de religião se unissem mais. Se unissem para combater o preconceito, a discriminação e a intolerância religiosa”.

Jedilson e Jeane, sempre a serviço da paz entre as religiões, e em defesa dos povos de axé.

O portal Agora Na Hora Notícias, sensibilizado pela grande perda do Babalorixá Jedilson de Logun, vem através desta reportagem, prestar sua solidariedade a todos os amigos e amigas, especialmente a viúva, a Yalorixá Jeane Yara Rodrigues, e seus filhos.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.