/MAIS DE 70 PESSOAS MORRERAM EM INCÊNDIO EM JOANESBURGO

MAIS DE 70 PESSOAS MORRERAM EM INCÊNDIO EM JOANESBURGO

Bombeiros trabalham para resgatar vítimas de incêndio em Joanesburgo, na África do Sul — Foto: REUTERS/Shiraaz Mohamed

A capital da África do Sul viveu momentos dramáticos na manhã desta quinta-feira, 31 de agosto, após 70 pessoas terem morrido num incêndio de grandes proporções que tomou conta de um prédio de 5 andares no centro da cidade. Os serviços de emergência da capital Sul-africana afirmaram que outras 52 pessoas ficaram feridas, e estão em estado grave após a inalação de grande quantidade de fumaça.

A imprensa local revelou que pelo menos 7 crianças constam na lista dos mortos da tragédia, e a vítima mais jovem tinha apenas 2 anos de idade. Testemunhas dizem que as vítimas ficaram irreconhecíveis devido às queimaduras, e este já é considerado um dos incêndios em área urbana com mais mortos no mundo nos últimos anos.

As causas do incêndio que começou durante a madrugada, ainda não foram determinadas pelas autoridades e as buscas por outras possíveis vítimas continuam sendo feitas pelo corpo de bombeiros local.
O prédio fica localizado em uma região abandonada, que já pertenceu ao centro do distrito comercial da Capital Econômica da África do Sul, e havia sido invadido pelos atuais moradores por não terem outro local para viver.

Autoridades revelam que a ocupação ilegal de prédios abandonados é comum no centro de Joanesburgo, onde muitos desses imóveis são controlados por grupos criminosos que cobram altos aluguéis dos ocupantes.

Em julho deste ano, um incêndio em um outro prédio do centro da capital, destruiu um prédio inteiro, e matou dois meninos.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.