/CINCO ÁRABES ISRAELENSES SÃO MORTOS A TIROS NO NORTE DE NAZARÉ

CINCO ÁRABES ISRAELENSES SÃO MORTOS A TIROS NO NORTE DE NAZARÉ

Ataque a tiros deixa 5 mortos em Israel. Imagem: TV Al Jazira.

A paz no oriente médio não dá trégua, desde que novos confrontos começaram a acontecer na Faixa de Gaza, desde o início do desde mês junho, quando mais de 90 pessoas morreram em ataques armados na região. O ataque mais recente deixou 5 árabes israelenses mortos após serem mortos a tiros, perto de Nazaré, no norte do país, nesta quinta-feira.

Autoridades policiais dizem não saber quantas pessoas estavam envolvidas no ataque, ocorrido em um lava-jato. Um dos chefes da polícia local, que preferiu não se identificar, revelou que o ataque também pode ter sido ocasionado por briga entre gangues, e ter se confundido com os ataques religiosos extremistas ocorridos no país.

O chefe do conselho local de Yafia, Maher Khaliliya, disse que o ataque foi um massacre sem precedentes. Ele também acusou a polícia de responsabilidade pelo ocorrido, chamando a fiscalização de frouxa e ineficaz.

Especialistas em guerra e conflitos armados, dizem que as gangues árabes têm acumulado, nas últimas duas décadas, grandes quantidades de armas ilegais, estando envolvidas com o tráfico de drogas, armas e pessoas, prostituição, extorsão e lavagem de dinheiro. 
Ainda nesta quinta-feira, no início da noite, a Cisjordânia foi palco de novos distúrbios, após a polícia israelense destruir a casa de um palestino, acusado de um ataque em Hamala, que vitimou dois israelenses em novembro de 2022. De acodo com o Ministério da Saúde palestino, houve a confirmação de que 30 pessoas ficaram feridas na confusão, sendo a maioria por ferimentos de bala.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.