/JOE BIDEN DIZ QUE OCIDENTE NÃO TEM NADA HAVER COM A REBELIÃO DO GRUPO WAGNER NA RÚSSIA

JOE BIDEN DIZ QUE OCIDENTE NÃO TEM NADA HAVER COM A REBELIÃO DO GRUPO WAGNER NA RÚSSIA

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nega qualquer relação com rebelião do Grupo Wagner. Imagem: Casa Branca Oficial.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse em pronunciamento à nação, que o ocidente não teve nenhuma participação na rebelião deflagrada desde a última sexta-feira, 23 de junho. Embora a rebelião já tenha sido controlada pelo governo Russo, Vladimir Putin, tem feito acusações de que países do ocidente tiveram participação na intentona do grupo, já considerada uma traição nacional pelo mandatário russo.

Na Casa Branca, Biden disse:

“Deixe-me enfatizar… não demos nenhuma desculpa ao presidente  Vladimir Putin para culpar o ocidente ou a OTAN. Deixamos claro que não estamos envolvidos. Não temos nada haver com isso. Isso foi parte de uma luta dentro do sistema russo”.

Durante 24 horas, Yevgeny Prigozhin, que é o chefe do grupo mercenário privado Wagner, que esteve na vanguarda de grande parte dos combates na guerra da Rússia contra a Ucrânia, tomaram diversas instalações militares cidade estratégica de Rostov, que funciona como um centro logístico para todo o esforço militar russo na Ucrânia, localizada no Sudoeste daquele país. O grupo chegou a percorrer 600 km em direção a Moscou.

A rebelião terminou em decorrência de um acordo feito entre Putin e Prigozhin, após ter garantias de imunidade para si e seus homens, e deverá se exilar em Belarus.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.