/PRESIDENTE LULA PEDE QUE PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL, SUPEREM “DIVISÕES IDEOLÓGICAS” NO CONTINENTE

PRESIDENTE LULA PEDE QUE PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL, SUPEREM “DIVISÕES IDEOLÓGICAS” NO CONTINENTE

O presidente Lula e os chefes de Estado da América do Sul. Imagem: Itamaraty

Após 10 anos sem reuniões, os presidentes e chefes de Estado da América do Sul, se reuniram para tratar das questões regionais, como a cooperação tecnológica entre os países que compõem o continente. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pediu que a América do Sul supere as divisões “ideológicas” e que possa recompor o diálogo. Ao todo, 11 presidentes participaram do encontro, que tem o Brasil como grande líder regional. O encontro aconteceu na sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, sendo definido por ula, como um espaço ideal para dialogar de forma relaxada e franca.

Em seu discurso, Lula disse que é preciso mais união entre todos os vizinhos, para que possamos construir uma América do Sul cada vez mais justa e robusta:

“O que nos reúne hoje em Brasília, é o sentimento de urgência de voltar a olhar coletivamente para a nossa região. É a determinação de redefinir uma visão comum e relançar ações concretas para o desenvolvimento sustentável, a paz e o bem estar das nossas populações”. – Lula.

Entre os presidentes presentes no grande encontro, estão Nikolás Maduro, da Venezuela, Alberto Fernández, da Argentina, Gabriel Boric, do Chile, Gustavo Petró, da Colômbia, Mario Abdo Benítez, do Paraguai, Luis Arce, da Bolívia e Luis Lacalle Pou, do Uruguai.

Lula, acrescentou em seu discurso, que: “Na região, deixamos que as ideologias nos dividissem e interrompesse o esforço de integração. Abandonamos canais de diálogo e mecanismos de cooperação, e com isso, todos perdemos”.

O Itamaraty espera que os governantes façam um diálogo bem diversificado, sobre as questões mais urgentes de interesse das nações vizinhas, criando um novo mecanismo regional de integração e sobre a cooperação em assuntos como energia e o combate ao crime transnacional. 

O último encontro entre os líderes sul-americanos, aconteceu em 2014, na cúpula da Unasul, realizada em Quito, Equador. 

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.