/GOVERNO AUTORITÁRIO DA NICARÁGUA CONFISCA BENS DE UNIVERSIDADE JESUÍTA, E A ACUSA DE TERRORISMO

GOVERNO AUTORITÁRIO DA NICARÁGUA CONFISCA BENS DE UNIVERSIDADE JESUÍTA, E A ACUSA DE TERRORISMO

Fachada da Universidad CentroAmericana, na Nicarágua. Imagem: Agência Nicarágua.

Uma das mais tradicionais instituições de ensino da Nicarágua, a Universidade Centro Americana, que foi fundada na década de 1960 por padres jesuítas, anunciou nesta quarta-feira, 16 de agosto, o encerramento de suas atividades no país, após o governo autoritário de Daniel Ortega, ter confiscado seus bens e bloqueado seus recursos financeiros, após ter sido acusada formalmente de terrorismo.

De acordo com o governo, a universidade teria funcionado como um centro de abrigo para terroristas, durante os protestos de 2018, que culminou com a morte de mais de 300 pessoas.

O campus da universidade, abriga mais de 5 mil alunos, de diversos cursos superiores, e ela se define como uma instituição educacional sem fins lucrativos, autônoma, de serviço público e de inspiração cristã. O início das aulas estava marcado para o próximo dia 21 de agosto, e até o momento o presidente Daniel Ortega não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o anúncio feito pela universidade.

Em fevereiro, o Papa Francisco, disse estar preocupado com a situação vivida pelos católicos no país centro americano, pois Ortega é declaradamente contra as atividades da igreja católica no país.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.