/ACIDENTES COM QUEROSENE EM APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS PODEM CAUSAR DANOS E LEVAR A MORTE 

ACIDENTES COM QUEROSENE EM APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS PODEM CAUSAR DANOS E LEVAR A MORTE 

Apresentação com fogo e querosene, quase termina em tragédia. Imagem: feita por populares.

Não é nenhuma novidade, as apresentações artísticas envolvendo fogo e querosene, que ao ser cuspido sobre uma tocha com fogo, causa um belo efeito visual aos olhos do público. Mas, a prática milenar, antes usada como meio de espantar animais durante a caça, e depois usada por artistas, desde os tempos da civilização egípcia, e nos tempos modernos pelos circenses, precisa ser feita com muito cuidado e responsabilidade.

Basta um único erro, para que o líquido inflamável se espalhe pelo corpo, causando danos que podem ser irreversíveis, ou até mesmo levar à morte por inalação e ingestão.

As imagens as vezes representam algo engraçado, mas, o susto de quem está ardendo em chamas, ainda que por poucos segundos, é algo que fica marcado para sempre. 

O apresentador do Sistema Brasileiro de Televisão, Luiz  Ricardo, de propriedade do empresário Sílvio Santos, participava do programa do apresentador Carlos Massa, o Ratinho, quando se acidentou com querosene, tendo que ficar hospitalizado por vários dias, devido a queimaduras internas que teve na boca e parte do esôfago.

O corpo de bombeiros alerta que este tipo de número é feito por profissionais circenses com grande experiência, e que dedicam horas do seu dia ensaiando este tipo de número, e mesmo assim, não estão livres de um descuido na hora do número. 

A entidade alerta que é preciso cautela máxima e alerta para que leigos, passem longe do produto, para evitar acidentes fatais.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.