/LULA CHEGA À ITÁLIA PARA ENCONTRO COM PRESIDENTE E O PAPA FRANCISCO

LULA CHEGA À ITÁLIA PARA ENCONTRO COM PRESIDENTE E O PAPA FRANCISCO

Presidente Lula chega à Itália. Imagem; Ag. Brasil

O presidente Lula desembarcou em Roma, ao lado da primeira dama Janja, nesta terça-feira, 20 de junho, para um encontro bilateral com o presidente italiano Sergio Mattarella, e com o Papa Francisco. Lula terá uma série de compromissos no país, e sua agenda se estende a outros compromissos bilaterais pela Europa.

Após os compromissos na Itália, Lula segue para a França onde irá discutir o acordo Mercosul-União Européia com Emmanuel Macron. Em Paris, Lula também irá participar da reunião de cúpula sobre o novo pacto financeiro global, para lidar com as mudanças climáticas, além de discursar sobre o meio ambiente em um grande show em frente a Torre Eiffel, organizado pela ONG Global Citizen.

A agenda do presidente também inclui reuniões bilaterais com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e o presidente da COP 28, Sultan Al Jaber.

Em quase 6 meses de mandato presidencial, Lula já teve quase 33 encontros com governantes estrangeiros, uma a mais que Bolsonaro em seus 4 anos de governo.
O retorno do Brasil ao cenário mundial como o grande líder sul-americano que sempre foi, reitera a força que o atual presidente tem perante a comunidade internacional, colocando o país não mais como um coadjuvante inexpressivo, mas sim, como protagonista de novos tempos.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.