/COM 7,9%, CAI A TAXA DE DESEMPREGO NO BRASIL ENTRE OS MESES DE MAIO E JULHO DO CORRENTE ANO

COM 7,9%, CAI A TAXA DE DESEMPREGO NO BRASIL ENTRE OS MESES DE MAIO E JULHO DO CORRENTE ANO

Desemprego: em relação ao trimestre imediatamente anterior, o período traz redução de 0,6 ponto percentual na taxa de desocupação. — Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Entre maio e julho do corrente ano, a taxa de desemprego nacional ficou em 7,9%, sendo considerada a menor taxa desde o ano de 2014, de acordo com dados revelados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Os números apontam que o desemprego caiu 0.6% em relação ao trimestre de fevereiro e abril, que havia registrado 8,5%.

O indicador também reduziu em 1,2% em relação ao mesmo período de 2022, quando a taxa nacional de desemprego alcançou 9,1%. O número total de desempregados, chegou a 8,5 milhões de pessoas no trimestre, representando 573 mil a menos do que nos três meses anteriores, somando menos de 1 milhão e 300 mil em um ano.

Apesar da queda, a taxa de informais no mercado de trabalho alcançou 9,1%, o que equivale a 38,9 milhões de pessoas. Desde que assumiu a presidência da república em 1º de janeiro do corrente ano, Luiz Inácio Lula da Silva prometeu impulsionar o crescimento econômico para gerar mais empregos. Os dados também apontam que o salário médio dos trabalhadores ficou em torno de R$ 2.935,00 (dois mil, novecentos e trinta e cinco reais), se mantendo estável no trimestre, com um aumento de 5,1% no ano, diante de uma alta de preços acumulada de 3,99% no período.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.

TAGS: