/DELTAN DALLAGNOL PERDE O MANDATO DE DEPUTADO FEDERAL EM DECISÃO UNÂNIME DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

DELTAN DALLAGNOL PERDE O MANDATO DE DEPUTADO FEDERAL EM DECISÃO UNÂNIME DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

Deltan Dallagnol, ex-procurador da força-tarefa da Lava Jato e agora ex-deputado federal. Imagem: Antônio Leal/MPDFT

Passava das 23 horas quando o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou por unanimidade o mandato de Deltan Dallagnol, agora ex-deputado federal, pelo (Podemos-PR). O ex-procurador foi o coordenador da Operação Lava Jato em Curitiba, e a cassação de seu mandato foi baseada na Lei da Ficha Limpa.

O TSE, julgou o ex-deputado, considerando que ele fraudou a Lei da ficha Limpa ao sair do Ministério Público Federal, em novembro de 2021, pois o relator do caso, o ministro Benedito Gonçalves, disse que ele escapou de possíveis punições que poderiam resultar em sua demissão, ou seja, isto tornaria Dallagnol inelegível no pleito de 2022.

Apesar do ex-deputado poder recorrer da decisão, apresentando por exemplo, embargos contra o entendimento dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral, a perda de seu mandato como deputado federal tem efeito imediato. O caso também pode parar no Superior Tribunal Federal, mas isto não devolverá o mandato de Dallagnol.
O senador Sérgio Moro, parceiro de Dallagnol na Lava Jato, o que é considerado a  maior aberração jurídica da história deste país, disse estar “estarrecido” com a decisão do TSE.

Outros políticos, publicaram frases irônicas, como Eduardo Cunha, que escreveu em suas redes sociais a frase “Tchau Querido”.

O ex-deputado escreveu em uma rede social, que está sendo vítima de uma “vingança sem precedentes”, como podemos ver na imagem abaixo:

Imagem: Rede social do ex-deputado


Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.

TAGS: