/UGANDA: PAÍS AFRICANO PROMULGOU HOJE, LEI QUE PUNE COM PRISÃO A RELAÇÃO ENTRE HOMOSSEXUAIS

UGANDA: PAÍS AFRICANO PROMULGOU HOJE, LEI QUE PUNE COM PRISÃO A RELAÇÃO ENTRE HOMOSSEXUAIS

Ativistas da causa LGBTQIA+ em Uganda, lutam por seus direitos. Imagem: AFP PHOTO/ISAAC KASAMANI Foto: ISAAC KASAMANI / AFP

O governo da Uganda, país que fica na África oriental, colocou em prática uma política dura e severa contra os homossexuais daquele país. O presidente do país, Yoweri Kaguta Museveni, promulgou uma lei contra a comunidade LBGTQIA+, que inclui duras penas para as pessoas que mantiverem relações homossexuais.

O país foi duramente criticado pela ONU, e por diversos países no mundo, entre eles os Estados Unidos. Segundo os deputados da Uganda, a Lei visa proteger a cultura nacional e os valores.

Um dos deputados que ajudou na promoção da Lei, Asuman Basalirwa, disse que:

“O presidente já assinou a Lei antihomossexualidade, e quero confirmar que o que era um projeto, agora é um ato do parlamento, chamado ‘Ato Antihomossexualidade’ de 2023. Se você executar um ato homossexual com uma pessoa do mesmo sexo, você vai ter cometido o crime de homossexualidade e a punição, é a prisão perpétua”.
A lei também estabelece que as organizações que forem acusadas de incentivar as relações entre pessoas do mesmo sexo, serão proibidas de atuar no país, pelo prazo de 10 anos.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.