/URGENTE: ISRAEL FAZ OPERAÇÃO CONSIDERADA BRUTAL EM JENIN, CISJORDÂNIA, DEIXANDO DIVERSOS MORTOS NO PAÍS VIZINHO

URGENTE: ISRAEL FAZ OPERAÇÃO CONSIDERADA BRUTAL EM JENIN, CISJORDÂNIA, DEIXANDO DIVERSOS MORTOS NO PAÍS VIZINHO

Invasão de Jenin, Cisjordânia, pelo exército de Israel. Imagem: Ag. Reuters

O exército de Israel invadiu a cidade de Jenin, capital da Cisjordânia, alegando que o país vizinho tinha centros de fabricação de armas que seriam usadas contra cidadãos israelenses, e que esses centros funcionam dentro do Campo de Concentração para Refugiados palestinos. Diversos países, incluindo a ONU, condenaram a invasão, sobretudo pela maneira como se deu, deixando centenas de inocentes mortos.

Richard Hecht, porta- voz do exército de Israel, disse que a intenção do seu país, é que o campo de concentração para refugiados, seja destruído para acabar com a fabricação de armas e explosivos que funcionam camuflados dentro do local. Segundo Hecht, terroristas atacam  as fronteiras de Israel quase todos os dias, e correm para se esconder dentro do acampamento, e que a Palestina não será um porto seguro para os terroristas. 

Pelo menos 10 palestinos morreram na ação, e outros 10 ficaram em estado grave. Outras centenas de pessoas inocentes também se feriram na ação, considerada absurda e desajustada. No lado israelense, um soldado ficou levemente ferido, com estilhaços de granadas de seu próprio exército.

O Ministro das Relações exteriores de Israel, Eli Cohen, disse que o país não tem uma luta de força contra o povo palestino, apenas contra os terroristas que insistem em atacar diariamente suas fronteiras, levando medo e por vezes deixando israelenses mortos.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.