/CAOS NO MAR NEGRO: EMBAIXADORA DOS ESTADOS UNIDOS ACUSA RÚSSIA DE ‘CHANTAGEM’.

CAOS NO MAR NEGRO: EMBAIXADORA DOS ESTADOS UNIDOS ACUSA RÚSSIA DE ‘CHANTAGEM’.

Conselho de Segurança da ONU. Imagem: ONU.

A embaixadora dos Estados Unidos da América do Norte no Conselho de Segurança da ONU, Linda Thomas-Greenfield, acusou formalmente a Rússia de praticar ‘chantagem’ ao ameaçar embarcações civis que navegam pelo Mar Negro. Ela classificou como inaceitáveis as ameaças feita pelos russos, após o país suspender as exportações de grãos ucranianos, que estava em vigor desde o ano de 2022. 

A embaixadora disse que a Rússia simplesmente está usando o Mar Negro como chantagem, jogando politicamente, e está fazendo de refém a humanidade. Os Estados Unidos têm a informação de que os militares russos podem expandir os alvos às instalações de grãos para incluir ataques a embarcações civis. Nossas informações também indicam que a Rússia colocou novas minas navais próximas aos portos ucranianos. Acreditamos que é um esforço coordenado para justificar ataques a embarcações civis e culpar a Ucrânia por esses ataques”.

Após o anúncio do fim do acordo, Moscou tem como alvo os galpões de envenenamento de grãos ucranianos, na tentativa de prejudicar ainda mais a população do país que sofre com a escassez de alguns gêneros alimentícios.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.