/MORRE O EX-PREMIÊ ITALIANO SILVIO BERLUSCONI

MORRE O EX-PREMIÊ ITALIANO SILVIO BERLUSCONI

Ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi. 30/12/2004. REUTERS/Tony Gentile/File Photo

Faleceu nesta segunda-feira 12 de junho, aos 86 anos de idade, o senador e ex-premiê italiano Silvio Berlusconi, vitimado por uma leucemia crônica. Berlusconi teve três mandatos consecutivos como Primeiro Ministro da Itália, e era conhecido como “olho mortal” devido a sua longevidade na política. A notícia foi confirmada pelo porta-voz e ex-proprietário da Associazione Calcio Milan. 

O Magnata havia sido internado na última sexta-feira, no hospital San Raffaele de Milão, sua cidade natal. Berlusconi era considerado um empresário ousado e inovador, que revolucionou a televisão comercial na década de 1980, e enfrentou vários problemas de saúde ao longo da vida. Ele também era considerado duro na queda, pois havia conseguido superar vários tipos de turbulências durante seu mandato ministerial, tendo comandado um dos governos mais longos da Itália no pós guerra.

O diagnóstico de leucemia foi dado pelos médicos do magnata no último dia 06 de abril do corrente ano, quando ele foi internado por problemas respiratórios. O empresário se manteve presente no cenário político e cultural, graças a sua personalidade expansiva e uma vida conturbada, que o fez ir diversas vezes ao banco dos réus por acusações de corrupção, compra de testemunhas e evasão fiscal.

Berlusconi também era conhecido pelas orgias que patrocinava em sua residência, denominadas “Bunga-Bunga”, piadas vulgares e comentários inapropriados, sendo considerado por muitos chefes de Estado, como desrespeitoso nas reuniões e encontros internacionais.

Apesar das mazelas que o cercavam, e sua conduta moral pouco apropriada, conseguiu colocar a Itália em rápido crescimento econômico e participativo no cenário internacional, durante os 9 anos em que foi o Primeiro Ministro daquele país, entre os anos de 1994 e 2011. Sua grande fortuna foi consolidada entre os anos 1980 e 1990.

Por fim, Berlusconi abusava das cirurgias plásticas em busca do rejuvenescimento, tendo feito diversos procedimentos estéticos nos últimos anos, usando muita maquiagem para disfarçar as rugas da idade, e sempre era visto acompanhado de mulheres muito mais jovens.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.