/AGRICULTORES AFEGÃOS LAMENTAM PROIBIÇÃO TALIBÃ DO CULTIVO DA PAPOULA

AGRICULTORES AFEGÃOS LAMENTAM PROIBIÇÃO TALIBÃ DO CULTIVO DA PAPOULA

Plantação de Papoula. Imagem: TV Al Jazira.

A Papoula é o principal princípio ativo do Ópio. Ao se fazer cortes na cápsula da papoula, quando ainda verde, obtém-se um suco leitoso, o ópio (a palavra ópio em grego quer dizer suco). Quando seco este suco passa a se chamar pó de ópio.

O psicoativo da heroína, tem sido há décadas motivo de guerra e caos no Afeganistão. Em 2022, o governo Talibã declarou o cultivo da Papoula proibido, prejudicando gravemente a economia local.

Um dos agricultores, identificado como Ghulam Rassoll, cultivou 5 hectares em 2022, e ganhou cerca de 18 mil dólares, que para os padrões locais, significam um lucro acima da média. O motivo da proibição, segundo os líderes do Talibã, é acabar com a imagem que o mundo tem do país, que sempre é visto e lembrado como fabricante de entorpecentes, e isto incomoda bastante os líderes do grupo.

O agricultor, disse que não teria preocupações se o Talibã os ajudasse, mas diz que eles acabaram com os campos de Papoula, sem lhes dar uma saída. O ministério antidrogas do país, disse que mais de 3 mil hectares de Papoula já foram destruídos desde a implementação da medida, mas o número ainda é uma pequena fração dos quase 240 mil hectares de plantação existentes no país.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.