/MAIS DE 75% DAS CRIANÇAS NO SUL DA ÁSIA SOFREM COM O CALOR EXTREMO 

MAIS DE 75% DAS CRIANÇAS NO SUL DA ÁSIA SOFREM COM O CALOR EXTREMO 

Crianças se divertem em rios e açudes no sul da Ásia, se refrescando contra o calor extremo. Imagem: AFP Português.

De acordo com dados divulgados pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) mais de 460 milhões de crianças que vivem no sul da Ásia, sofrem com temperaturas consideradas extremamente elevadas, sendo este, o mais alto nível no mundo.

De acordo com a agência, 76% das crianças residentes na região, estão expostas ao calor extremo que lhes causa danos à saúde e ao desenvolvimento social, gerando impactos no bem estar de todas elas.

A ONU alerta que as crianças que vivem no Afeganistão, Bangladesh, Índia, Maldivas e Paquistão, correm o risco extremamente alto de sofrer os impactos das mudanças climáticas, e a região do Sul da Ásia vive há 83 dias com temperaturas acima de 35 graus Celsius.

Especialistas em saúde infantil, dizem que os pequenos não conseguem se adaptar rapidamente às mudanças de temperatura, sendo também incapazes de eliminar o calor de seus corpos.

A agência também afirma que Julho foi o mês mais quente do ano em todo o planeta, impactando negativamente na vida de milhares de pessoas na Ásia, Europa e América do Norte.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.