/MEIO BILHÃO DE DÓLARES EM DROGAS, SÃO QUEIMADAS PELO GOVERNO DO MIANMAR

MEIO BILHÃO DE DÓLARES EM DROGAS, SÃO QUEIMADAS PELO GOVERNO DO MIANMAR

Governo do Mianmar queima cerca de 500 bilhões de dólares em drogas. Imagem: Governo do Mianmar.

O governo do Mianmar queimou cerca de 500 bilhões de dólares em drogas, em Yangon, capital do país. As autoridades da junta militar no poder, informaram que o carregamento era composto de Heroína, Cannabis, Metanfetamina e Ópio. O evento acontece anualmente para marcar o dia internacional contra o abuso e tráfico ilícito de drogas. Mas, apesar da grande quantidade de entorpecentes destruídos, as autoridades do país revelam que não estão conseguindo conter o aumento na produção e distribuição do tráfico de drogas.

Mesmo o país tendo se tornado uma ditadura militar, após um breve período democrático, as forças dos canhões não estão conseguindo impedir a situação. A queima dos entorpecentes, acontece no momento em que as Nações Unidas, relataram apreensões recordes de Metanfetamina em 2022 no país, e disseram que as plantações de Papoula e de Ópio, vive um renascimento em meio ao caos desencadeado no golpe militar de 2021.

O comitê central do controle do abuso de drogas daquele país, reconheceu publicamente que, embora milagres de abusadores, produtores e traficantes tenham sido presos e processados, a produção e o tráfico de drogas não diminuíram em nada.

A região fronteiriça do país, conhecida por triângulo Dourado, que reúne Mianmar, Laos e Tailândia, tem sido um foco de produção  e tráfico ilegal de drogas, especialmente de metafentamina e ópio.


Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.