/ALERTA GLOBAL: BOMBARDEIO EM ÁREAS INUNDADAS DA UCRÂNIA, CAUSAM ALERTA PARA OS REATORES NUCLEARES DE ZAPORIZHZHIA 

ALERTA GLOBAL: BOMBARDEIO EM ÁREAS INUNDADAS DA UCRÂNIA, CAUSAM ALERTA PARA OS REATORES NUCLEARES DE ZAPORIZHZHIA 

Inundações na Rússia, provocada pela destruição de represa. Imagem: Agência Reuters.

A forte tensão na guerra entre a Rússia e a Ucrânia, tomou um novo capítulo na tarde desta quinta-feira, 08 de junho, quando novos bombardeios começaram a acontecer,despertando o alerta das autoridades locais para o perigo iminente dos reatores nucleares. Os ataques, têm acontecido cada vez mais próximos aos locais que contém os reatores, e se por acaso algum deles for atingido, a paz mundial estará ameaçada.

Veja este ataque, no exato momento em que um rabino ucraniano, fazia uma filmagem sobre a situação vivida no país.

Sobre este ataque, as autoridades informaram que 9 pessoas ficaram feridas, e 1 pessoa morreu. Dois dias atrás, os ataques destruíram a represa de kherson, no lado russo, deixando grande parte do país inundada, e forçando milhares de civis a deixar as suas casas.

As equipes de resgate seguem procurando por sobreviventes da enchente provocada pela destruição da represa, enquanto membros de milícias buscam por sobreviventes dos ataques armados. Imagens publicadas na internet mostram autoridades russas visitando as vítimas da cheia. a represa, está localizada sobre o rio de Nipro, e fornece água que serve para o resfriamento dos reatores nucleares, da central nuclear de Zaporizhzhia. 

A estatal de águas e energia ucraniana informou que o nível de água nos reservatórios está abaixo do limite crítico, ou seja, não é mais capaz de alimentar as piscinas da central para fazer o resfriamento. Os reatores da piscina foram desligados, mas ainda precisam da água de resfriamento para evitar que ocorra uma catástrofe nuclear.

Mas cedo, o Ministro da defesa da Rússia, Serguei Shoigu, afirmou que o exército destruiu um batalhão de soldados ucranianos, na região de Zaporizhzhia. 

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.