/PRAZER EU SOU A LÍNGUA PORTUGUESA, A 5ª MAIS FALADA DO MUNDO, E NO DIA 03 DE MAIO, SOU CELEBRADA EM TODO PLANETA!

PRAZER EU SOU A LÍNGUA PORTUGUESA, A 5ª MAIS FALADA DO MUNDO, E NO DIA 03 DE MAIO, SOU CELEBRADA EM TODO PLANETA!

Bandeiras dos países membros da CPLP. Imagem: CPLP – Comissão de Países de Língua Portuguesa.

O dia mundial da Língua Portuguesa, reuniu milhares de pessoas em todos os 9 países e regiões autônomas (Macau, na China) falantes da nossa amada língua de Camões, num encontro que celebrou as raízes, as origens, as variantes linguísticas, entre eles o sotaque de cada região, sem perder é claro, a interação cultural entre os nossos povos.

O evento é comemorado oficialmente, no dia 03 de maio, e foi criado através de uma iniciativa da CPLP (Comissão de Países de Língua Portuguesa), que reúne 9 países: Brasil, Portugal, Angola, Cabo verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Guiné Equatorial e Timor Leste.

Não podemos esquecer, que existem regiões autônomas que foram colonizadas por portugueses por mais de 400 anos, a exemplo de Macau, na China, onde existem centenas de falantes do Chinês e do Português. Por lá, tem até telejornal em Português, e as placas de trânsito e também as fachadas e os anúncios das lojas, que estão escritos em Português e Chinês.

Não podemos esquecer de citar a influência que a nossa língua  exerce sobre o mundo, sobretudo na cultura musical, ao qual somos reconhecidos pelo samba, a bossa nova e pelo futebol.

O Brasil, representa a maior massa de falantes da língua portuguesa no mundo, em razão de sermos mais de 215 milhões de falantes maternos do portugês, e somando aos demais países do globo, chegamos a quase 400 milhões de falantes, o que torna a nossa língua, a 5ª língua mais falada no mundo. Devemos nos orgulhar da língua portuguesa, que tanto nos enobrece em versos, prosas e poesias, pois lá nas ‘gringas’, não há quem não goste do nosso fonema cantado, que nos torna únicos no mundo.

Viva a língua portuguesa, Viva a língua de Camões!

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.