/PRESIDENTE LULA LANÇA O NOVO FARMÁCIA POPULAR, COM A INCLUSÃO DE NOVOS MEDICAMENTOS

PRESIDENTE LULA LANÇA O NOVO FARMÁCIA POPULAR, COM A INCLUSÃO DE NOVOS MEDICAMENTOS

Presidente Lula no lançamento do novo Farmácia Popular. Imagem: Partido dos Trabalhadores (Divulgação).

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou na manhã desta quarta-feira, 07 de junho, do lançamento do novo  programa Farmácia Popular, que irá continuar beneficiando a população de baixa renda, tendo sido feita a inclusão de novos medicamentos.

O decreto, de acordo com o Governo, tornará gratuito os medicamentos para os beneficiários do programa Bolsa Família, e para a população indígena do Brasil. Além de priorizar o credenciamento de farmácias populares dos municípios mais vulneráveis do programa Mais Médicos.

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, usou da ocasião para assinar a Portaria Ministerial que estabelece a gratuidade dos contraceptivos, além dos medicamentos para osteoporose e dos medicamentos do programa Farmácia Popular.

O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) é um programa do Governo Federal que visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde (APS), por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Dessa forma, além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, o cidadão poderá obter medicamentos nas farmácias e drogarias credenciadas ao PFPB.

O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) disponibiliza medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão e, de forma subsidiada para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, anticoncepção e fraldas geriátricas. Nesses casos, o Ministério da Saúde paga parte do valor dos medicamentos (até 90% do valor de referência tabelado) e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação