/JULGAMENTO CONTRA BOLSONARO NO TSE, COMEÇARÁ DIA 13 DE JUNHO – MAIORIA DEVE VOTAR PARA TORNÁ-LO INELEGÍVEL

JULGAMENTO CONTRA BOLSONARO NO TSE, COMEÇARÁ DIA 13 DE JUNHO – MAIORIA DEVE VOTAR PARA TORNÁ-LO INELEGÍVEL

Bolsonaro em lágrimas. Imagem: Agência Brasil.

Segundo fontes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, por crimes contra o sistema eleitoral, começará no próximo dia 13 de junho, e se estenderá até o dia 15. O ministro Alexandre de Moraes, cogita fazer uma sessão extraordinária no dia 14 de junho, para que a discussão não seja interrompida, e o rito do julgamento tome seu curso normal. 

Segundo as fontes, a primeira sessão do julgamento será reservada para a leitura do relatório, seguido da manifestação dos advogados de defesa do ex-presidente, e do Ministério Público Eleitoral (MPE). Somente nas sessões seguintes, deverá ser proferido os votos dos 7 eminentes ministros daquela corte.

O ex-presidente Jair Bolsonaro, responde por 16 ações no TSE, e a primeira a ser julgada no dia 13, será a que acusa Bolsonaro de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação em reunião com os embaixadores de diversos países em 2022, onde usou o momento para atacar sem provas  as urnas eletrônicas.

Diversos servidores do TSE, apostam na condenação do ex-presidente, ficando proibido de se candidatar pelos próximos 8 anos, tornando-o inelegível.

O ex-presidente também tem contas a acertar com a justiça comum, em uma série de outros processos, entre eles, diversos crimes de responsabilidade que cometeu na condução da crise sanitária provocada pelo Covid-19.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.