/FERNANDO PARREIRA, DE CATAGUASES (MG) PARA O MUNDO! O BRASIL PERDE UM DE SEUS GRANDES MÚSICOS

FERNANDO PARREIRA, DE CATAGUASES (MG) PARA O MUNDO! O BRASIL PERDE UM DE SEUS GRANDES MÚSICOS

Músico Fernando Parreira. Imagem: Arquivo Pessoal, gentilmente cedida para esta reportagem.

Nesta terça-feira, 23 de maio, os músicos de Cataguases, pacata cidade mineira, distante 303,6 km até a capital, Belo Horizonte, receberam a triste notícia do falecimento de um de seus maiores músicos. Fernando Parreira, que é irmão de Renato Sousa, outro grande músico e baluarte mineiro, tocava seu cavaquinho com grande elegância e sem jamais sair do tom. Fernando era um músico completo, tocava de tudo um pouco, (teclado, violão, guitarra, trombone) e era um dos poucos músicos da cidade, que sabia ler e escrever partitura. Também pudera, pois sua grande escola de formação foi na antiga Banda da Companhia Industrial de Cataguases, e teve como professor, o maestro Pierre Teotônio da Silva.

Fernando, ao longo de sua trajetória musical, acompanhou diversos artistas do cenário nacional. Entre eles, Noite Ilustrada, Ataulfo Alves Junior, Clara Nunes, e tantos outros que poderiam encher as páginas desta matéria.

Fernando também era um exímio compositor, tendo recebido cerca de 15 troféus como compositor de sambas enredo.

Sua última apresentação em público, foi no show do Sambista Gabriel Maia (Rio de Janeiro), no dia 7 de setembro de 2019, no antigo cinema de Miraí-MG, terra do mestre Ataulfo Alves.

O sambista Gabriel Maia, descreveu a tristeza de perder o grande músico e amigo:

Mensagem escrita pelo Sambista Gabriel Maia em suas redes sociais. Imagem: Gentilmente cedida para esta reportagem.

“É com profundo pesar, que recebo a notícia do falecimento do amigo e músico Fernando Parreira, ao qual eu tive a honra e o privilégio de ver tocando o seu cavaquinho, em minha apresentação na cidade de Miraí, no último dia 07 de setembro de 2019. Foi um momento inesquecível, quando eu pude cantar para os miraienses ausentes, em evento realizado por Milton Miranda. Imagine a alegria de poder ser acompanhado por dois feras da nossa canção, neste caso o Fernando com seu cavaquinho, e o Renato com seu violão. Transmito os meus sinceros pêsames a toda a família e amigos  deste grande ser humano, que foi o Fernando Pereira. Que Deus o receba em sua grande glória”.

Fernando também era músico do tradicional grupo musical “Os Baluartes do Samba”, que é dirigido pelo também músico, mágico, jornalista e contador Emanuel Messias Mariquito, que também publicou em uma rede social, se despedindo de Fernando:

Mensagem deixada por Emanuel Messias Mariquito. Imagem: Gentilmente cedida para esta reportagem.

Milton Miranda, outro grande amigo e baluarte do samba brasileiro, mantenedor da obra do mestre Ataulfo Alves em Miraí, também se despediu do amigo Fernando em suas redes sociais.

Mensagem deixada por Milton Miranda, baluarte do samba e defensor perpétuo da obra do mestre Ataulfo Alves, em homenagem ao amigo Fernando Parreira. Imagem: Gentilmente cedida para esta reportagem

Fernando tinha 71 anos, e completaria 72 na próxima sexta-feira, 26 de maio. Ele estava com Alzheimer, e deixa mulher, dona Ione, e os filhos Fagner, Fernando, Fabrício e Fernanda. O velório acontece na capela São Cristóvão, e o enterro será às 16:30h desta terça-feira, 23 de maio, em Cataguases, Minas Gerais.

O Portal Agora na Hora Notícias, sensibilizado pelo momento de grande perda e luto, não somente para os familiares e amigos de Fernando Pereira, mas também por sua representação no cenário musical brasileiro, transmite através desta reportagem, os seus sinceros pêsames a todos aqueles que um dia puderam ser acompanhados por ele.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.