/TALIBÃ ORDENA FECHAMENTO DE SALÕES DE BELEZA

TALIBÃ ORDENA FECHAMENTO DE SALÕES DE BELEZA

Mulheres afegãs sofrem com imposições do Talibã. Imagem: Ag Reuters.

O Afeganistão ordenou nesta quarta-feira, 05 de julho, o fechamento de todos os salões de beleza do país. A medida foi confirmada pelo governo talibã, para afastar as mulheres da vida pública. De acordo com as regras talibãs, as mulheres devem servir aos homens, nunca podendo contestar as suas vontades e decisões.

As autoridades informaram que o prazo para o fechamento total dos salões, será de um mês a contar do dia 05 de julho. Os salões de beleza se multiplicaram em cidades como Cabul, capital do país, e por todas as grandes cidades do interior, nos últimos 20 anos, desde a ocupação pelas forças dos Estados Unidos e da OTAN.  

Até então, os salões de beleza aproximavam as mulheres da vida pública e social, onde elas poderiam conversar e cuidar de seus corpos de um modo mais livre, sem a presença dos homens. A liberdade estética permitiu também que muitos cidadãos afegãos pudessem abrir os seus próprios negócios.

Desde que o Talibã voltou ao poder em agosto de 2021, o regime autoritário religioso excluiu as mulheres das escolas secundárias, universidades e do serviço público. As mulheres devem permanecer exclusivamente dentro de casa, estando proibidas de acessar parques e jardins, sem estar acompanhada de seus pais, irmãos ou maridos. 

Mesmo que saia acompanhada por um homem, as mulheres afegãs devem estar totalmente cobertas, mostrando apenas os olhos através de uma pequena abertura das famosas burcas. 

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.