/ESPECIAL GUERRA NO SUDÃO

ESPECIAL GUERRA NO SUDÃO

CONFLITO NO SUDÃO: TENSÃO É CADA VEZ MAIOR NA COMUNIDADE INTERNACIONAL. BRASILEIROS PEDEM SOCORRO! ANH ACOMPANHA E TRAZ OS DETALHES DA GUERRA.

Guerra no Sudão. Imagem: AFP Português.

O caos tomou conta do Sudão, país africano que é limitado ao norte pelo Egito e a leste pelo Mar Vermelho, por onde faz fronteira com a Arábia Saudita, pela Eritreia e pela Etiópia, e a sul pelo Sudão do Sul e a oeste pela República Centro-Africana, Chade e Líbia. De acordo com dados do último censo realizado pelo Banco Mundial, o país tem 45,66 milhões (2021). 

A guerra que explodiu nos últimos dias no país, tem preocupado bastante a comunidade internacional, pois o conflito bélico já dura 10 dias consecutivos. Entidades internacionais e diversos países, já começam a resgatar os seus civis, e neste grupo, tem vários brasileiros, incluindo jogadores de futebol, que clamam ao governo Federal, ajuda para deixar o país em guerra.

Brasileiros, jogadores de futebol, pedem socorro ao Itamarati.

O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, disse que mais de 100 pessoas que fazem parte do bloco, foram resgatadas nos últimos dias. Os Estados Unidos da América do Norte e a China, também estão retirando os seus compatriotas da região, numa ação rápida e arriscada.

Apesar do resgate que está sendo feito com êxito pelas nações fora do eixo africano, o emissário das Nações Unidas no Sudão, Volker Perthes, disse que irá permanecer no território sudanês.

Durante pronunciamento realizado nesta segunda-feira, 24/04, o Secretário Geral da ONU, António Guterres, fez um alerta assustador, de que o conflito no Sudão pode se espalhar para toda região.

Secretário geral da ONU, António Guterres


“Desde o início do confronto em 15 de abril, centenas de pessoas foram mortas e milhares sofreram ferimentos. A violência sob o risco da deflagração de uma catástrofe que pode atingir toda região e até acima”, António Guterres.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.