/Bolsonaro e Lula focam em alianças e votos no Sudeste nessa primeira semana de 2º turno
Foto: Bruno Kelly/Reuters e Mauro Pimentel/AFP

Bolsonaro e Lula focam em alianças e votos no Sudeste nessa primeira semana de 2º turno

Após resultado acirrado do primeiro turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), a semana que deu início à campanha para a reta final das eleições foi repleta de articulação política, fake news e polêmicas envolvendo os dois candidatos.

Enquanto Bolsonaro esteve à frente de Lula na construção de alianças estaduais – com o apoio de 11 governadores à sua reeleição –, o petista, apesar de ter feito menos articulações em relação ao atual presidente, conseguiu fechar com Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT).

A semana também teve os dois presidenciáveis no alvo de notícias falsas, com associações ao satanismo e à maçonaria.

Um vídeo antigo que passou a circular em aplicativos de mensagens mostra o chefe do Executivo federal discursando em uma loja da maçonaria. O conteúdo é anterior à primeira candidatura de Bolsonaro à Presidência, em 2018.

As imagens vêm sendo exploradas por apoiadores de Lula, na tentativa de desgastar Bolsonaro perante o eleitorado cristão. A Igreja Católica se opõe à participação de seus fiéis na maçonaria. As agremiações evangélicas também fazem juízo negativo sobre a sociedade secreta.

Já o caso envolvendo o ex-presidente tem relação com um vídeo em que um satanista declara apoio ao petista. O homem, identificado como Vicky Vanilla, aparece vestindo uma camisa vermelha com a estrela do PT e uma bandeira de Lula.

A gravação foi associada ao ex-mandatário durante os últimos dias, o que fez o PT negar qualquer relação e pedir ao TSE a remoção do vídeo.

Por: Redação ANH com Metrópoles.*