/SAÚDE PÚBLICA: ONDA DE VIROSE TEM PEGO MACEIOENSES DE SURPRESA. MÉDICA ALERTA PARA USO DE MÁSCARAS

SAÚDE PÚBLICA: ONDA DE VIROSE TEM PEGO MACEIOENSES DE SURPRESA. MÉDICA ALERTA PARA USO DE MÁSCARAS

UPA Benedito Bentes, em Maceió. Imagem: Secom Maceió / Arquivo

Ondas de gripe e virose são algo bastante normal devido à sazonalidade da época em que vivemos. É bem verdade que o período chuvoso está se aproximando lentamente de nossa capital, e isto tem gerado uma onda viral que está pegando muita gente de surpresa.

A doutora Beatriz Fonseca, médica generalista, diz que é preciso tomar muito cuidado com a exposição desenfreada que a maioria da população tem feito nos últimos meses. A flexibilização das regras de biossegurança contra o Covid-19 e o relaxamento das regras sanitárias têm contribuído muito para o aumento de casos de pessoas com virose nos últimos dias.

“Muitas pessoas abandonaram o uso das máscaras. É óbvio que ninguém vai andar com máscara para o resto da vida, não se trata disso. Porém, ainda estamos com uma pandemia ativa que trouxe um vírus novo, e em decorrência disso fomos obrigados a usar máscaras por um bom tempo. Com o relaxamento das medidas, as pessoas foram abandonando gradativamente o uso das máscaras e a porta de entrada não somente do Covid e outras doenças respiratórias, são as vias aéreas  superiores”. Beatriz Fonseca .

De acordo com a Dra Beatriz, não existe outra maneira de combater ou prevenir certos tipos de doenças, sem que os cidadãos tomem consciência de que a proteção facial, não serve apenas para o coronavírus. 

“Acredito que a máscara além de proteger a você mesmo, nos dá uma lição de cidadania. Veja bem… ao usar a máscara facial quando estiver com sintomas gripais, sobretudo uma virose, você não irá contaminar os outros. Isto seria um ato de egoísmo muito grande da parte de alguém. E o melhor caminho para resolvermos isto, é através de uma campanha em massa de autoconsciência”. Beatriz Fonseca.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.