/Dia Nacional do Índio é comemorado dia 19 de abril

Dia Nacional do Índio é comemorado dia 19 de abril

Imagem: Google

O Dia do Índio ou Dia dos Povos Indígenas é celebrado anualmente em 19 de abril no Brasil e em outros países do continente americano em forma de respeito pelos povos e pela nossa história. Em âmbito internacional, essa celebração acontece todo dia 09 de agosto, data escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas).

O Dia do Índio é uma data bastante relevante por promover a memória e a reflexão crítica a respeito da dominação e conquista impostas pelas civilizações europeias. Em escolas, universidades e outras instituições de ensino são realizadas atividades e debates a respeito nessa data.

Manter a cultura indígena viva e devidamente valorizada é essencial, haja vista que faz parte da história do nosso país e da construção da identidade brasileira. O povo indígena teve grande participação na construção dos nossos costumes, alimentação, língua, entre outros. Dentre algumas dessas contribuições podemos citar o uso da rede de dormir, o fabrico de utensílios de cerâmica e artesanato de palha de cipó.

Imagem: Elialdo da hora, juntos com colegas vistou a Aldeia pataxó em Porto Seguro-BA em 2016.

Na gastronomia, podemos apontar influências como receitas feitas com frutas, mandioca e milho. Também houve contribuição na medicina através do uso de ervas medicinais. O folclore brasileiro também possui uma base sólida formada pelos povos indígenas com figuras como pajés, caboclinhos, lendas entre outros.

Para engrandecer a cultura indígena e a força dos povos indígenas aqui no país, a cantora Baby do Brasil lançou a música ” Todo Dia Era Dia de Índio”, que além da homenagem faz uma crítica social.

Por que 19 de abril é o Dia do Índio?

O 19 de abril remete ao dia em que delegados indígenas, representantes de várias etnias de países como o Chile e o México, reuniram-se, em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Essa reunião tinha o propósito de discutir várias pautas a respeito da situação dos povos indígenas após séculos de colonização e da construção dos Estados Nacionais nas Américas.

No Brasil, o Dia do Índio foi instituído em 1943, através de decreto-lei por Getúlio Vargas, o então presidente que estava no poder no chamado Estado Novo. Vargas e seus ministros usaram o Congresso Indigenista Interamericano como guia para essa resolução.

No início do século XX, havia um interesse muito grande por essas etnias, sobretudo com o desenvolvimento da etnologia, isto é, o ramo da antropologia que se dedica aos estudos das chamadas “culturas primitivas”. O esforço pela compreensão dos hábitos e da importância dos povos indígenas para história despertou a atenção também para o âmbito das políticas públicas que visassem à salvaguarda desses hábitos e costumes.

Imagem: Google

O Primeiro Congresso Indigenista Interamericano serviu como agenda programática para essas políticas públicas. Uma das decisões tomadas foi a escolha do dia em que ocorreu o congresso como o Dia do Índio. A partir do ano seguinte, vários países do continente americano passaram a incluir em seus calendários o 19 de abril como dia de homenagem aos povos nativos ou indígenas. Com as considerações finais o Índio sempre está sendo expulso de suas terras e além disso não tem a oportunidade de ter uma saúde de qualidade.

Por: Elialdo hora ANH/Redação BA