/INTERNACIONAL: URGENTE! GRUPO REBELDE MATOU NOVE CHINESES NA REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA 

INTERNACIONAL: URGENTE! GRUPO REBELDE MATOU NOVE CHINESES NA REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA 

Ministro da Justiça, Arnaud Djoubaye Abazene, durante comunicado a imprensa nesta terça-feira. Imagem: Agencia FP Português.

A Coalizão de Patriotas Pela Mudança, principal grupo rebelde em atividade na república centro-Africana, foi o responsável pelo assassintao de nove cidadãos chineses no país. A confirmação se deu através do Ministério da Justiça daquele país, que lançou o relatório final da investigação um mês após a chacina que vitimou os funcionários de uma empresa que faz a extração de ouro na região.

O Ministro da Justiça, Arnaud Djoubaye Abazene, durante comunicado a imprensa, disse:

“Presume-se que os elementos da CPC, sejam os responsáveis pelos crimes de assassinato, atos de terrorismo, crimes contra a humanidade, ataques a segurança do Estado, saques e destruição de propriedades, confome previsto punido pelas disposições do Código Penal”.

Após o massacre, o grupo negou que tenha sido o autor dos assassinatos, e qualquer envolvimento nos crimes de que são acusados, acusando o grupo paramilitar russo Wagner.

Grupo terrorista na República Centro-Africana. Imagem: Routeres.

Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas) e diversas ONGs, diversas companhias próximas ou vinculadas ao grupo Wagner, além de algumas empresas chinesas, obtiveram concessões de mineração de ouro e diamantes na região.
A presidência Centro-Africana, agradeceu os russos pelo apoio prestado na condução do processo de neutralização de alguns autores dos assassinatos, apreenderam provas e expulsaram os demais terroristas.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.