/VOCÊ, É LATINO OU AMERICANO?

VOCÊ, É LATINO OU AMERICANO?

Lista de países descendentes do Latim de Roma, que originou o Português, o Galego e o Espanhol.

A confusão que muitos brasileiros fazem na hora de se identificar perante os países das américas, ao qual nós estamos inseridos, é algo que precisa ser ensinado desde o período escolar.

Muitos de nós se irrita ao ser  identificado por um americano do norte, ou mesmo um canadense, como ‘latino’. Mas pera aí… o termo está correto? A resposta é sim! Todos nós, brasileiros, maceioenses, alagoanos, e de qualquer outra parte do Brasil, ou das Américas do Sul e Central, além do México, somos de fato latinos.
Essa expressão é utilizada pelos americanos do norte (Estados Unidos e Canadá), para identificar os falantes descendentes do latim, e tanto a língua portuguesa quanto a língua espanhola, descendem da mesma ramificação idiomática, ou seja, o latim.

Hoje, o latim é uma língua morta, o que quer dizer que ela não é falada em nenhum lugar do mundo, se não por operadores do Direito, aqui incluímos advogados e juristas, a Igreja Católica, em poucas ocasiões como missas e procissões, ou os amantes deste velho e arcaico idioma. Só para reiterar, o Latim surgiu em Roma, dando origem às chamadas línguas românicas, entre elas, a mais bela das línguas, segundo estudiosos e cidadãos de outros países: o português.

Mas, voltando ao tema principal, vamos tentar entender de forma simples a diferença entre latino americano e sul americano?

Pois bem, ‘Latino Americano’ é a referência cultural de quem nasce em qualquer um dos países das Américas do Sul, Central e do Norte (por causa do México). Aqui incluímos os idiomas (castelhano/espanhol) e o (português), através da música, a dramaturgia, os telejornais e afins.

Agora, quando a referência é geopolítica, ou mesmo geográfica sobre o ponto de vista cartográfico, o correto é identificar-se como Americano do Sul, Americano Central ou Americano do Norte.

Para encerrarmos este artigo, destacamos que o Galego, é um idioma muito parecido com o Português, mas, os falantes desta língua prima do nosso amado idioma, estão situados na região da Galícia (ou Galiza), que é uma comunidade autônoma da Espanha. E eles também podem ser identificados como latinos, mas jamais como americanos, pois estes estão na Europa, tal qual os portugueses.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.