/Bahia apresenta situação preocupante com122 municípios em estado epidêmico de Dengue, número total se aproxima de 30 mil

Bahia apresenta situação preocupante com122 municípios em estado epidêmico de Dengue, número total se aproxima de 30 mil

Segundo o relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a Bahia já possui 122 municípios em estado de epidemia de dengue, além de 51 em situação de risco e 34 em alerta. Até o último sábado (02), foram registrados 29.982 casos prováveis, indicando um aumento significativo de 209,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Nesta terça-feira (05), foi confirmada a nona morte por dengue no estado, ocorrida em Vitória da Conquista. Os óbitos anteriores foram registrados em Jacaraci (2), Piripá, Irecê, Feira de Santana, Barra do Choça e Ibiassucê. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, expressou condolências à família da vítima e amigos.

A Sesab informou que mais de R$ 19 milhões foram investidos no combate à dengue, incluindo ações publicitárias e material informativo. Dentre as medidas adotadas pelo governo, destacam-se a intensificação da vacinação, a utilização de drones para identificar potenciais focos do mosquito Aedes aegypti, o aumento das atividades de “fumacê”, mutirões de limpeza nos municípios, a distribuição de 12 mil kits para os agentes de combate às endemias, além do reforço nos estoques da assistência farmacêutica estadual.

Redação ANH/BA