/Após debate intenso, Câmara de Vereadores do Recife aprova concessão do título de cidadã recifense à professora trans

Após debate intenso, Câmara de Vereadores do Recife aprova concessão do título de cidadã recifense à professora trans

Nesta segunda-feira (29), a Câmara Municipal do Recife aprovou a concessão do título de cidadã recifense para a professora trans Dayanna Louise, em uma decisão que ocorreu após quatro meses de controvérsias. No dia 13 de dezembro do ano passado, o mesmo órgão legislativo havia negado essa honraria à docente. Dayanna Louise, natural de Carpina, na região da Mata Norte, é doutoranda em educação.

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que originou o título foi proposto pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) e recebeu 29 votos favoráveis e apenas dois contrários, dos vereadores Alcides Cardoso (PL) e Felipe Alecrim (Novo). No ano anterior, o projeto havia recebido 20 votos a favor e cinco contra, mas não atingiu o mínimo necessário de 24 votos favoráveis. Naquela ocasião, 14 vereadores se abstiveram de votar.

Ivan Moraes expressou sua satisfação com a aprovação, destacando que foi possível superar um momento de constrangimento vivido no final do ano anterior. Ele ressaltou a importância da conquista do título para Dayanna Louise, uma educadora destacada e uma pessoa admirável.

Quando o título foi rejeitado anteriormente, Ivan Moraes solicitou a cassação do mandato da vereadora Michele Collins (PP), alegando que ela havia cometido “crime de transfobia” em um discurso contra a concessão do título à professora. Michele Collins, por sua vez, afirmou em nota que seu discurso não teve a intenção de ofender ou desrespeitar o currículo da pessoa indicada para o título, mas sim tratava-se de uma discussão regimental.

Dayanna Louise também se pronunciou sobre a rejeição anterior do título, destacando que isso representava uma violação dos direitos da população trans e travesti por parte de setores fundamentalistas que buscavam ganhar capital político através de discursos enganosos.

(Foto: Divulgação)

Redação ANH/PE