/Alagoas atinge marco significativo na área livre de febre aftosa, sem necessidade de vacinação

Alagoas atinge marco significativo na área livre de febre aftosa, sem necessidade de vacinação

Alagoas alcançou um marco significativo no controle da febre aftosa. O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou a Portaria nº 678, reconhecendo o estado como zona livre da doença sem a necessidade de vacinação. Com essa conquista, Alagoas se junta aos outros 21 estados do país que também receberam esse novo status sanitário. A portaria estabelece a proibição do armazenamento, comercialização e uso de vacinas contra a febre aftosa nos estados que alcançaram esse novo status.

Além disso, a portaria determina restrições ao ingresso e movimentação de bovinos e bubalinos nos estados, municípios e partes de municípios que compõem as zonas reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como livres de febre aftosa sem vacinação, oriundos dos estados listados.

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) reforça aos criadores locais que, apesar da portaria do Ministério da Agricultura, a declaração de vacinação contra a febre aftosa, realizada entre 15 e 30 de abril, deve ser feita até 15 de maio nos escritórios da Adeal ou no sistema sidagro-produtor, sem possibilidade de prorrogação do prazo.

Ascon Adeal

Redação ANH/AL