/Estudante de escola pública no Ceará avança como finalista em competição de Astronomia

Estudante de escola pública no Ceará avança como finalista em competição de Astronomia

César de Araújo Oliveira, estudante do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Educação Profissional Isaías Gonçalves Damasceno, localizada em São Benedito, Ceará, se destacou na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Entre mais de um milhão de participantes em todo o país, ele se encontra entre os 47 selecionados, ocupando o 27º lugar, sem necessitar de cotas para alunos de escolas públicas.

César, além de dominar o Cálculo Diferencial e Integral e ter estudado trigonometria esférica por conta própria, demonstrou seu conhecimento na seletiva da OBA. Na fase anterior, conhecida como Treinamento 1, ele calculou a temperatura do Universo em função do tempo, uma tarefa desafiadora que envolveu o uso da radiação cósmica de fundo (CMB) e a Lei de Wien da Mecânica Quântica.

Além disso, César também se destacou em outras provas, como a prova de Planetário, na qual identificou estrelas, constelações e objetos de céu profundo, e na prova de foguetes, na qual ficou entre os três melhores competidores. Seu professor, Edilson Clímaco, contribuiu com seu conhecimento na área aeronáutica.

O jovem contou com o apoio da comunidade e de instituições como a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) para participar da seletiva da OBA. Agora, ele se prepara para o Treinamento 2, que ocorrerá no Rio de Janeiro, visando garantir uma vaga nas equipes que representarão o Brasil em competições internacionais de Astronomia e Astronáutica.

Foto: Ednardo Rodrigues

Redação ANH/CE