/Moradores das comunidades localizadas às margens da lagoa celebram mudanças em suas vidas

Moradores das comunidades localizadas às margens da lagoa celebram mudanças em suas vidas

A dona de casa Amanda Luisa de Santos Andrade, moradora da favela da Muvuca, no bairro Vergel do Lago, junto com seu marido e seis crianças, participou nesta sexta-feira (10) da cerimônia de entrega das chaves dos apartamentos do Parque da Lagoa, para os quais foi contemplada no sorteio de março deste ano.

Ela compartilha que, pela primeira vez, terá uma residência, deixando para trás o barraco na margem da Lagoa Mundaú. “Eu nem imaginava que seria sorteada. Estou muito feliz, porque ganhei minha primeira casa. Fui contemplada de surpresa, nem sonhava. Sinto que vou viver feliz na nova casa”, declara.

A família de Amanda, incluindo seu marido, filhos e enteados, está entre as mais de 7 mil pessoas que residem nas comunidades da orla lagunar e serão beneficiadas com moradias no Residencial Parque da Lagoa. O empreendimento, com um investimento de R$ 138 milhões, está concluído, oferecendo 1.776 apartamentos, dos quais 1.074 já foram entregues aos proprietários.

Esse conjunto habitacional faz parte de uma série de melhorias implementadas no Vergel e áreas adjacentes, incluindo infraestrutura aprimorada, iluminação, espaços de esporte e lazer, limpeza, expansão do acesso à saúde e educação, além da criação de empregos e aumento da renda.

Valdemir Alves de Carvalho, pescador também contemplado com um apartamento, compartilha que essa conquista representa o fim de uma década de dificuldades vividas à beira da lagoa. “Para nós, que enfrentamos muitas enchentes, falta de energia, mosquitos, é um sonho realizado, esperado por todos. Com fé em Deus, só coisas boas virão daqui para frente”, expressa, cheio de esperança.

A distribuição das chaves ocorrerá ao longo da próxima semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, na entrada do Campo do Botinha, na orla lagunar. A Prefeitura também promoverá ações destinadas aos novos moradores, facilitando as conexões de energia e água, entre outros serviços.

Por meio de parceria com a Equatorial, será facilitada a conexão de energia com tarifa social, proporcionando descontos de até 60% para aqueles com o NIS atualizado. A BRK estará presente para realizar a conexão de água.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) oferecerá atualização e cadastro do NIS no local, bem como informações sobre o aluguel social. A Secretaria de Saúde estará disponível para serviços de vacinação e medição de pressão e glicose.

Secom Maceió

Redação ANH/AL