/No MA a quantidade de municípios em condições de emergência subiu para 30

No MA a quantidade de municípios em condições de emergência subiu para 30

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil divulgou recentemente que 30 municípios no Maranhão estão enfrentando uma situação de emergência, causada pelas intensas chuvas e enchentes que assolam o estado. Como resultado desses eventos, 1.031 famílias encontram-se desabrigadas, enquanto outras 2.909 estão desalojadas.

No dia 6 deste mês, o prefeito de Barreirinhas, Amilcar Rocha, solicitou apoio do Governo Estadual para colaborar com a prefeitura local na mitigação dos impactos e na agilização do suporte à população afetada.

As ações de assistência às famílias afetadas pelas chuvas estão sendo coordenadas pelas defesas civis municipais, que têm respondido prontamente a essas situações. As equipes continuam trabalhando na evacuação das áreas de risco e na distribuição de refeições, fornecidas pela rede de Restaurantes Populares do Governo do Estado.

A Defesa Civil enfatiza a importância de que, em caso de chuvas intensas, a população mantenha-se distante de áreas afetadas ou de solo encharcado, pois isso aumenta o risco de deslizamentos e desmoronamentos. Em situações de alagamento, as pessoas devem buscar locais seguros e contatar os serviços de emergência através do número 193.

Ademais, a Defesa Civil oferece as seguintes orientações:

  • Alertar os vizinhos sobre os perigos e, se possível, convencer as pessoas que residem em áreas de risco a deixarem suas casas durante as chuvas;
  • Caso seja necessário retirar pertences de casa após a inundação, solicitar auxílio da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros;
  • Guardar documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em locais protegidos;
  • Evitar utilizar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou estejam em áreas inundadas, devido ao risco de choque elétrico ou curto-circuito.

Créditos – Reprodução

Redação ANH/MA