/Prefeitos do Norte da Bahia buscam apoio dos ministros para lidar com questão com Chesf que persiste há mais 40 décadas

Prefeitos do Norte da Bahia buscam apoio dos ministros para lidar com questão com Chesf que persiste há mais 40 décadas

Um ofício foi enviado aos ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Alexandre Silveira, das Minas e Energia, solicitando apoio para um caso envolvendo a construção da Barragem do Sobradinho, localizada no Norte do Estado. Os prefeitos acusam a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela barragem, de atrasar o pagamento de indenizações às famílias afetadas durante as obras do reservatório, que começaram em 1980.

Conforme o documento, o valor total das indenizações ultrapassa os 2,7 bilhões de reais. Eles alegam que a Chesf está prolongando indevidamente o processo judicial, adotando uma postura questionável ao tentar anular uma decisão judicial já finalizada e devidamente documentada.

O ofício foi assinado pelos prefeitos de Sento Sé, Ana Passos; Remanso, Marcos Palmeira; Casa Nova, Wilker Torres; Pilão Arcado, Orgeto Bastos; Sobradinho, Cleivynho Sampaio; Curaçá, Pedro Oliveira; Canudos, Jilson Cardoso; Uauá, Marcos Lobo; e Campo Alegre de Lourdes, Enilson Rodrigues.

Os gestores também afirmam que a Chesf já perdeu o processo em todas as instâncias, incluindo o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Foto: Divulgação / Chesf

Redação ANH/BA