/Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas está levando serviços de cidadania para população indígena

Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas está levando serviços de cidadania para população indígena

O projeto “Meu Título Indígena”, lançado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) em dezembro do ano passado, tem como objetivo levar os serviços da Justiça Eleitoral, juntamente com noções de cidadania e democracia, para os povos indígenas do estado. Nesta terça-feira (19), o projeto chega a Porto Real do Colégio, onde oferecerá atendimento aos indígenas da etnia Kariri-Xocó.

A cerimônia de abertura ocorrerá às 14h, na Escola Estadual Indígena Pajé Francisco Queiroz Suíra, e contará com a presença do presidente do TRE de Alagoas, desembargador Klever Rêgo Loureiro, da assessora-chefe de Inclusão e Diversidade da Secretaria-Geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Samara Pataxó, do prefeito Aldo Enio Borges, de líderes indígenas locais e outras autoridades convidadas.

O atendimento aos eleitores começará às 8h, de terça a sexta-feira. Na quarta-feira (20), às 9h, está programada uma palestra para os estudantes da comunidade indígena, com o objetivo de educar eleitores mais conscientes e engajados com a democracia.

José Ribeiro Lins Neto, assessor da Presidência do TRE e um dos responsáveis pelo projeto, destacou: “A ideia é proporcionar, por meio desses serviços eleitorais, a restauração da dignidade e da cidadania desses povos. Mais do que simples eleitores indígenas, é crucial que compreendam a importância de serem devidamente representados em seus municípios, expressando os desejos de suas comunidades e contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas que os beneficiem de diversas maneiras”.

Redação ANH/AL