/Até 8 de maio, jovens com 16 a 18 anos têm a chance de obter seu primeiro título de eleitor

Até 8 de maio, jovens com 16 a 18 anos têm a chance de obter seu primeiro título de eleitor

Até o dia 8 de maio, jovens com idade entre 16 e 18 anos que desejam participar das eleições municipais deste ano podem requerer o seu título eleitoral, documento necessário para exercer o direito de voto. As eleições, programadas para outubro, determinarão os representantes dos municípios pelos próximos quatro anos.

A Justiça Eleitoral promoveu a Semana do Jovem Eleitor 2024 de 18 a 22 de março, com a campanha “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”, visando incentivar a participação dos jovens no processo eleitoral. Além disso, estão sendo realizadas ações especiais em escolas para envolver o público jovem.

Participar das eleições fortalece a democracia, conforme destacado pela Justiça Eleitoral, e o voto é uma maneira de os cidadãos contribuírem para moldar o futuro de suas cidades e estados. Nas eleições presidenciais de 2022, celebridades como Anitta, Bruna Marquezine, Zeca Pagodinho, Luísa Sonza, Carlinhos Brown e o ator Mark Ruffalo incentivaram os jovens de 16 e 17 anos a tirar o título eleitoral e votar.

O procedimento para obter o título eleitoral pode ser realizado online através do sistema TítuloNet. O requerente deve preencher os dados pessoais, anexar fotos para comprovação de identidade e apresentar um comprovante de residência. Após o envio da solicitação, o processo pode ser acompanhado pela internet. Após a emissão do título, o cadastramento biométrico deve ser feito no cartório eleitoral mais próximo.

É importante ressaltar que o voto é facultativo para os menores de 18 anos, assim como para os maiores de 70 anos. No entanto, a participação no processo eleitoral é fundamental para o exercício da cidadania. A Justiça Eleitoral disponibiliza um site dedicado ao jovem eleitor para esclarecer dúvidas e encorajar a participação ativa na vida política do país.

Fonte: Agência Brasil

Redação ANH/DF