/Operação policial resulta na prisão de líderes de facção criminosa, em atividades ilícitas na região litorânea do Piauí

Operação policial resulta na prisão de líderes de facção criminosa, em atividades ilícitas na região litorânea do Piauí

Na manhã desta quarta-feira (24), uma operação denominada Auxilium resultou na prisão de 12 pessoas na cidade de Ilha Grande, localizada a 348 km de Teresina, no litoral do Piauí. O objetivo principal da ação foi desmantelar uma facção criminosa que opera na região, envolvida em atividades como tráfico de drogas, homicídios e roubos.

Além das prisões, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PI) também realizou o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão durante a operação, resultando na apreensão de armas.

Um dos principais alvos da operação foi Francisco das Chagas Nelson dos Santos Oliveira, conhecido como Seu Leo, investigado por diversos crimes, incluindo homicídio, roubo e outras infrações. Seu Leo possui um mandado de prisão preventiva em aberto e é considerado um líder histórico da facção criminosa atuante na região. Em 2022, a FICCO prendeu quatro membros da família desse indivíduo, incluindo dois irmãos, em uma operação que resultou na apreensão de armas, munições e drogas.

Segundo a Polícia Federal, que faz parte da FICCO, as investigações tiveram início após a apreensão de documentos.

“Documentos apreendidos em outra operação realizada pela FICCO/PI indicam que um indivíduo, membro da organização criminosa e foragido da justiça, continua a coordenar, negociar a compra, venda, transporte, guarda e distribuição de entorpecentes na região do litoral piauiense”, detalha a nota.

Todos os mandados foram emitidos pela Central de Inquéritos de Parnaíba. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí – FICCO/PI é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal do estado, seguindo um modelo cooperativo que integra vários profissionais de diferentes órgãos do Sistema Único de Segurança Pública – SUSP.

Denúncias relacionadas à atuação de facções criminosas, foragidos da justiça, tráfico de drogas e outros crimes podem ser feitas anonimamente por meio do endereço eletrônico: bit.ly/denunciapcphb.

Fonte: Ascom PF

Redação ANH/PI