/REVOLTA DA CHIBATA: DO “ALMIRANTE NEGRO”, À PRIMEIRA ALMIRANTE NEGRA DA HISTÓRIA

REVOLTA DA CHIBATA: DO “ALMIRANTE NEGRO”, À PRIMEIRA ALMIRANTE NEGRA DA HISTÓRIA

Médica militar, Dra Maria Cecilia Barbosa, primeira Almirante negra da Marinha do Brasil. Imagem: TV Brasil.

O belíssimo samba “O Mestre Sala dos Mares”, de Aldir Blanc e João Bosco, eternizada na inesquecível voz de Elis Regina, é uma alusão ainda que de forma lúdica, ou seja, meramente educativa de um grande desastre ocorrido na Marinha do Brasil, no ano de 1910.

O ‘mestre sala dos mares’ retrata a Revolta da Chibata, que aconteceu entre os dias 22 e 27 de novembro daquele ano, em decorrência dos castigos físicos ainda existentes na Marinha do Brasil, mesmo após o seu banimento em 1889, com a proclamação da República.

João Cândido Felisberto, foi o grande líder desta revolta, e por causa disso, ficou conhecido como “Almirante Negro”.

João Cândido Felisberto, líder da Revolta da Chibata em 1910, conhecido popularmente como “Almirante Negro”. Imagem: Arquivo Nacional.

Após 113 anos, a Marinha do Brasil promoveu a médica Maria Cecilia Barbosa, ao posto de contra-almirante, ou seja, oficial-general, sendo a primeira mulher negra na história, a ocupar o mais alto posto do ramo militar mais antigo do Brasil

A promoção da médica militar, é de certa forma, uma justiça ainda que tardia, por todos os negros que foram açoitados pelas chibatas, a mando dos antigos oficiais que comandavam a força naval naquele início de século.

É dever de todos nós, parabenizamos a Dra Maria Cecilia Barbosa por sua grande conquista, não apenas por força de sua própria inteligência, virtuosidade e capacidade técnica, mas também por sua garra e determinação ao lutar contra um sistema pútrido, em que a cor da pele ainda cala profundo na alma dos racistas deste país chamado Brasil.

Por: Gabriel Maia, ANH/Redação.